segunda-feira, 16 de março de 2015

(In) certezas da vida e meu bolo solado.

Aprendemos desde pequetitos que planejar o futuro é essencial para uma vida equilibrada e próspera, seja dividindo o horário de ver seu desenho preferido no cartoon e os deveres de casa ou estudando para o vestibular e sair com os amigos. Nossos pais sempre insistiram que precisamos planejar nosso futuro para construirmos um legado digno de uma pessoa adulta e madura, ou só adulta.
Ocorre que, no decorrer da sua vida, a maioria dos seus planos não dá certo, desde os planos pro seu aniversário, até aquela viagem com os amigos, nada acontece como você planejou. Isso nem sempre é uma coisa ruim, às vezes, MAS só às vezes, tudo acaba sendo melhor do que o planejado.

Quando você planeja algo, você cria expectativas de resultados e é aí que a coisa desanda, por exemplo, quando você pega a receita do bolo maravilhoso que sua mãe faz, segue tudo bonitinho, mas o bolo sola e quem explica isso? Existem mil teorias sobre porque meu bolo sola, mas nenhuma,nenhuma delas, me convencem porque se baseiam em certezas que são tão variáveis quanto meu humor.

Em toda minha racionalidade, que eu descobri a pouco tempo que não é tão racional assim, todas as certezas que eu catei na minha vida foram solando que nem meu bolo e eu não consigo explicar racionalmente porque. Existe algum fator, que alguns chamam de Deus, sorte, destino, que faz com que suas certezas mudem, desmoronem, mas você é teimoso e reconstrói, faz de novo, insiste, desiste.

E nesse exercício você se torna um ser humano melhor, ou pior, mas você se experimenta e se conhece de um jeito que você nunca imaginou, descobre suas emoções e como elas podem variar de um lado sombrio para um lado incrivelmente positivo. 

Diante desses devaneios, só posso, e me resta, pensar que na verdade a vida é cheia de incertezas e que  de alguma forma a graça é exatamente essa: não tem roteiro! você pode até tentar, mas provavelmente não vai ser como você queria, pode ser melhor ou muito pior, quem vai saber?

Nenhum comentário: