sábado, 17 de abril de 2010

Vaidade,um mal político?

Estava lendo uma reportagem sobre o início da campanha da Dilma e do Serra na revista dessa semana,falando das farpas que eles já estão trocando e toda a estratégia que eles estão montando para vencer as eleições,isso me lembrou meu primeiro ano do ensino médio em que eu fiz parte de uma chapa pro grêmio do colégio.
As duas chapas tinham quase o mesmo objetivo,cogitou-se inclusive a união da chapa mas por vaidade não se uniram,afinal uma tinha que ganhar se fosse só uma não teria uma disputa,não haveria graça.Pensando nisso hoje eu lembro como o colégio se comoveu com a situação,era um ambiente completamente político,nos três turnos,da quinta série ao terceiro ano do ensino médio os alunos só falavam de uma coisa:A eleição pro grêmio.
A eleição comoveu os alunos de uma forma que amigos viravam inimigos e TUDO era motivo para falar mal da outra chapa.Os botons e adesivos eram quase parte do uniforme ,e quem estudou no Pedro II uma vez na vida deve ter colado pelo menos um adesivo com "O Passe Livre é nosso" ou coisas do gênero.
Pensando melhor sobre o assunto hoje eu lembro que a maioria das discussões não eram sobre as propostas,até porque eram as mesmas mudando uma vírgula aqui um ponto ali,eram sobre as pessoas:porque fulano é do PMDB,porque ciclano é do PESOL,porque beltrana é piranha.
A minha chapa perdeu,os inimigos voltaram a ser amigos e ninguém mais falava dos assuntos do grêmio,ainda era corriqueiro ver um adesivo no fichário ou no caderno de alguém mas todo o calor da discussão sobre os assuntos a respeito do grêmio acabaram.
No final das contas ter perdido a eleição não restringiu o acesso das pessoas da chapa 2 ao grêmio sendo inclusive muitas pessoas convidadas para colaborar com o grêmio,umas foram outras não.Todo o interesse dos alunos no grêmio diminuiu,perdeu a graça.Moral da história:tudo vaidade humana.
É claro que eu não posso generalizar a minha vivência política na escola para as eleições desse ano mas que o processo de debate entre os candidatos políticos são também movidos por vaidade é um fato.

Nenhum comentário: